sábado, 1 de maio de 2010

Dia do trabalho.

É, hoje é meu dia. Como boa trabalhadora que sou, mereço alguma comemoração. Taí! Será que tem alguma coisa pra comemorar de verdade? Não estou reclamando de nada, graças a Deus, tenho um trabalho, um salário, consigo viver melhor do que muita gente que não conheço. Mas tudo isso tem um preço que muitas vezes considero caro demais. Eu gasto no mínimo onze horas por dia entre sair de casa, trabalhar e voltar pra casa. E muitas vezes volto tão cansada que não tenho ânimo pra mais nada.

É sério isso. Sou um tanto anti-social, como todo mundo sabe e pra mim não é fácil encarar aquelas mil e duzentas crionças todo dia. São gritos, brigas, palavrões, falta de educação e respeito, sujeiras (corpos e roupas), choros com e sem lágrimas, risos, pais, vizinhos, irmãos, pessoas boas e ruins, colegas bons e ruins (em todos os aspectos)... é uma bagunça que enfrento todos os dias em troca de um salário e de alguma segurança.

Sinto que estou dentro de um liquidificador, no qual venho sendo triturada e desintegrada todos os dias, pra virar alguma outra coisa que ainda não conheço e nem quero conhecer. Às vezes penso que estou desperdiçando um tempo muito valioso dentro de um ônibus lotado. Eu poderia estar fazendo outras coisas mais interessantes nesses momentos.

Outra coisa que me incomoda demais: parece que o que eu digo na escola não vale nada! Eu falo horas e horas mas vejo exatamente o contrário do que eu ensinei sendo feito. Não é questão de não dar exemplos, eu tento mostrar sempre o melhor de mim, tento fazer sempre o melhor. Mas não é bem isso que eu e os demais vemos acontecer.

Meu trabalho me desgasta absurdamente. Por outro lado, preciso dele pra viver.

O pior de tudo é saber que essas minhas reclamações são nada diante de outras pessoas que tem condições de trabalho e saários bem piores do que eu. Fico um tanto envergonhada com isso. Mas também não acredito que esteja reclamando desnecessariamente. Não é querer demais que todos tenham boas condições de trabalho e salário digno.

Mas como eu disse no início, hoje é o dia do trabalhador. Dia esse dicado a todos aqueles que procuram fazer bem seu trabalho, que se dispõem e enfrentam todos os dias a barra que é ser trabalhador no Brasil, que apesar das injustiças não desistem de lutar por uma vida melhor e mais digna.


Nenhum comentário: