quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Aprendendo...

Estou aprendendo muitas coisas nos últimos meses. E, pra variar, como boa mutante que sou, estou bem diferente a cada dia que passa. Já me acostumei a acordar de manhã, me olhar no espelho e não me reconhecer. Isso sem contar com pensamentos que vão se transformando em outros pensamentos, tudo bem rapidinho e bem drástico.

Engraçado que, tempos atrás, tudo pra mim era eterno, definitivo. Ou eu amava, ou odiava. Ficava perto ou bem longe. Queria ou rejeitava. De tanto dar cabeçadas por aí, acabei aprendendo a ser mais tolerante, mais flexível. Hoje está mais do que claro pra mim que nada é definitivo e, como diria Renato aquele, "o pra sempre sempre acaba".

Fiquei um tantinho mais simpática também ou um pouquinho menos ranzinza. Tô até sorrindo, de vez em quando! Posso até dizer que tô mais feliz de uns tempos pra cá. "Dos tempos de tristeza tive o tanto que era bom".

Parei com aquela história de ficar emburrada por causa das coisas que os outros faziam e que acabava me aborrecendo. Foda-se tudo! Quero mais é que o mundo se exploda! Não tô mais ligando pra nada do que pensam e fazem por aí. Isso foi a melhor coisa que podia ter acontecido. Deveria ter mudado esse comportamento imbecil antes, mas, dane-se, mudei agora.

Por falar em mudanças, uma das melhores coisas fiz foi aprender a mudar. Aprendi a mudar os móveis de lugar, mudar de amigos, de ares, de cabelo. Aliás, cortei a metade dele outro dia e tô querendo cortar a outra metade daqui a pouco. Radical, mas sinto que preciso mudar as coisas ao meu redor, porque nada me agrada ultimamente.

O fato que é sempre quis ter o controle das coisas mas nem sempre soube com fazer isso. Acabava não controlando nada e me arrebentava no fim das contas. Sei que nunca vou ter o controle de tudo, por mais que possa conduzir as coisas pelo caminho que eu queira que sigam.

Acho que esse é o grande segredo de tudo: saber lidar com as coisas que não podemos controlar, porque não dependem de nossa vontade, porque sofrem influência externa ou porque dependem da vontade de outras pessoas. Quando se tem o controle de tudo, ótimo, você guia a situação acreditando que vai dar certo e tudo acontece como você quis ou previu. Se o resultado não for o esperado, a culpa é sua porque tinha o controle de tudo.

Mas nem sempre temos esse poder de controlar as coisas conforme a nossa vontade. E nesses momentos é importante saber como agir, ser paciente, esquecer a ansiedade num canto e deixar que as coisas aconteçam. Como disse uma amiga minha, "temos que agir de acordo com o espaço que nos é dado". Essa é a parte complicada pras pessoas que, como eu, querem controlar tudo.
Bom, vou com calma nisso. Ainda tô aprendendo como se faz.

Nenhum comentário: