sexta-feira, 12 de março de 2010

Ao meu Recife, um feliz aniversário!



Eu fiquei um tempo matutando sobre que coisas poderia dizer pra comemorar o aniversário da minha cidade. Primeiro, pensei em falar que Recife tem mais de um milhão e meio de habitantes, que é sede de uma região metropolitana, capital do estado de Pernambuco, que possui o mais importante pólo médico do Norte/Nordeste, uma forte indústria de construção civil e um grande pólo tecnológico, o Porto Digital.

Depois pensei em exaltar sua história. Aí, eu diria que o nome Recife vem de “arrecifes”, aqueles paredões de pedra que se estendem por toda a costa da cidade. E que os portugueses e holandeses brigaram por essas terras e que esse últimos, fizeram grandes coisas por ela. Que um príncipe holandês, de nome Maurício de Nassau, apaixonado pelo lugar, resolveu construir uma cidade incrível que se chamaria Cidade Mauricéia. E construiu pontes, palácios e até um observatório astronômico (uow!).

Eu poderia falar, também, sobre as belezas recifenses. Os rios, as pontes, as construções antigas, os parques, as praças, os prédios modernos, a praia...! E a cultura? Tanto frevo, maracatu, boi, cavalo-marinho, hip-hop, rock´n´roll, manguebeat, samba, afoxé, forró, iixee, é tanto movimento!


Eu poderia falar sobre essas coisas! Eu deveria falar sobre todas elas. Mas, na verdade, o que eu, realmente, quero dizer dispensa qualquer dado ou informação. É só isso: eu sou feliz por ter vivido nessa cidade intensamente, mesmo que por pouco tempo! Feliz aniversário, meu Recife! Feliz aniversário, cidade do meu amor!

Nenhum comentário: